O preço de um produto
é sempre resposta a uma pergunta do tipo: “Quanto vale o show, Aracy de
Almeida?” (piadinha +35).
Ou seja, ao longo do
processo de produção, acontecem transformações que agregam valor ao produto final.
Esse valor deve ser percebido pelo cliente, de forma que ele entenda ser
vantajosa a compra.
Pois bem. A produção de
um ovo de páscoa agrega valores muito diferentes de qualquer outro chocolate. A
cada valor que se agrega ao produto, mais caro ele vai ficando:
1. A
produção de ovos de páscoa é mais “artesanal” – algumas fases do processo dependem
da intervenção direta de pessoas, diferentemente do chocolate em barra, que sai
prontinho ao final de uma cadeia de máquinas.
2. Para
ser armazenado e transportado, o ovo requer espaço e cuidados especiais – onde cabe
1 kg de chocolate em barra se levam apenas 2 ou 3 ovos de 240g; além disso, ao
contrário da barra, o ovo de páscoa precisa ser transportado em caminhões
refrigerados, pois derrete mais facilmente.
3. Um
ovo de páscoa não é somente um produto para ser consumido, mas um artigo com o
qual as pessoas se presenteiam. Logo, sua apresentação (embalagem e afins) é
diferenciada – e mais custosa.
4. Com o acréscimo da demanda por chocolates, as
fábricas contratam mão de obra temporária, especificamente destinada à produção
de ovos de páscoa.
5. Coloque
5 barras de chocolate de um lado, 1 único ovo de páscoa do Homem-aranha do
outro, e peça a um menino de 4 anos que escolha entre eles. Pois é, o direito
de estampar o homem-aranha na embalagem (e colocar um bonequinho mixuruca
dentro) custa – e muito.
6. A produção de ovos deveria se esgotar nas lojas
até o domingo de Páscoa (no dia seguinte, aquele produto não tem mais valor). Como
isso não acontece, a empresa arca com o custo dos encalhados.
7. Somente
27% (pouco mais de 1/4) do custo para produzir o ovo de páscoa vem do chocolate, segundo estudo feito em 2012 pela consultoria Azo, especializada em vendas no varejo.
8. Ovos de páscoa quebram facilmente, e um ovo quebrado é um ovo “estragado”, que ninguém quer comprar. Para se precaver dessa perda, as empresas contratam seguro, que tem impacto no custo, e é considerado na composição do preço (aliás - veja que interessante – será que as pessoas que reclamam do preço dos ovos, porque alegam que “chocolate é tudo igual” comprariam um ovo quebrado..?).
8. Ovos de páscoa quebram facilmente, e um ovo quebrado é um ovo “estragado”, que ninguém quer comprar. Para se precaver dessa perda, as empresas contratam seguro, que tem impacto no custo, e é considerado na composição do preço (aliás - veja que interessante – será que as pessoas que reclamam do preço dos ovos, porque alegam que “chocolate é tudo igual” comprariam um ovo quebrado..?).
9. O consumidor precisa pagar “o arrego” do governo (com perdão do chulo). Sim,
cerca de 40% do preço de um ovo de páscoa são impostos, conforme apontou recentemente
o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.
10.
Agora,
a mais importante razão por que o preço do ovo de páscoa é elevado: porque sim!
Se existe uma demanda monstruosa por esse produto (e ninguém duvida que exista),
as empresas têm direito de elevar sua margem de lucro! (Engraçado como, no
Brasil, “aumentar o lucro” é palavrão. Se essa preocupação ainda fosse
genuína... Mas não. A regra é: você pode ganhar o dinheiro que quiser, mas deve
manter o discurso de que está praticando o menor preço possível).
Boa páscoa, com ou sem ovos de chocolate.
Boa páscoa, com ou sem ovos de chocolate.