quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 MOTIVOS PARA NÃO RECLAMAR DO PREÇO DO OVO DE PÁSCOA

Ah, a páscoa...

O preço de um produto é sempre resposta a uma pergunta do tipo: “Quanto vale o show, Aracy de Almeida?” (piadinha +35).
Ou seja, ao longo do processo de produção, acontecem transformações que agregam valor ao produto final. Esse valor deve ser percebido pelo cliente, de forma que ele entenda ser vantajosa a compra.
Pois bem. A produção de um ovo de páscoa agrega valores muito diferentes de qualquer outro chocolate. A cada valor que se agrega ao produto, mais caro ele vai ficando:
1.  A produção de ovos de páscoa é mais “artesanal” – algumas fases do processo dependem da intervenção direta de pessoas, diferentemente do chocolate em barra, que sai prontinho ao final de uma cadeia de máquinas.         


2.  Para ser armazenado e transportado, o ovo requer espaço e cuidados especiais – onde cabe 1 kg de chocolate em barra se levam apenas 2 ou 3 ovos de 240g; além disso, ao contrário da barra, o ovo de páscoa precisa ser transportado em caminhões refrigerados, pois derrete mais facilmente.
3.  Um ovo de páscoa não é somente um produto para ser consumido, mas um artigo com o qual as pessoas se presenteiam. Logo, sua apresentação (embalagem e afins) é diferenciada – e mais custosa.
4.  Com o acréscimo da demanda por chocolates, as fábricas contratam mão de obra temporária, especificamente destinada à produção de ovos de páscoa.


5.  Coloque 5 barras de chocolate de um lado, 1 único ovo de páscoa do Homem-aranha do outro, e peça a um menino de 4 anos que escolha entre eles. Pois é, o direito de estampar o homem-aranha na embalagem (e colocar um bonequinho mixuruca dentro) custa – e muito.
6.  A produção de ovos deveria se esgotar nas lojas até o domingo de Páscoa (no dia seguinte, aquele produto não tem mais valor). Como isso não acontece, a empresa arca com o custo dos encalhados.
7. Somente 27% (pouco mais de 1/4) do custo para produzir o ovo de páscoa vem do chocolate, segundo estudo feito em 2012 pela consultoria Azo, especializada em vendas no varejo.

8.  Ovos de páscoa quebram facilmente, e um ovo quebrado é um ovo “estragado”, que ninguém quer comprar. Para se precaver dessa perda, as empresas contratam seguro, que tem impacto no custo, e é considerado na composição do preço (aliás - veja que interessante – será que as pessoas que reclamam do preço dos ovos, porque alegam que “chocolate é tudo igual” comprariam um ovo quebrado..?).
9.  O consumidor precisa pagar “o arrego” do governo (com perdão do chulo). Sim, cerca de 40% do preço de um ovo de páscoa são impostos, conforme apontou recentemente o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.
10.  Agora, a mais importante razão por que o preço do ovo de páscoa é elevado: porque sim! Se existe uma demanda monstruosa por esse produto (e ninguém duvida que exista), as empresas têm direito de elevar sua margem de lucro! (Engraçado como, no Brasil, “aumentar o lucro” é palavrão. Se essa preocupação ainda fosse genuína... Mas não. A regra é: você pode ganhar o dinheiro que quiser, mas deve manter o discurso de que está praticando o menor preço possível).

Boa páscoa, com ou sem ovos de chocolate.

5 comentários:

  1. Não me convence... nenhuma das 10 razões. Agora me dê uma razão, apenas uma, para não comprar chocolates convencionais e uma forma de ovos de páscoa e obter o mesmo resultado por um preço entre 4 e 5 vezes menor.

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  2. Isso é piada né? só pode ser... Quando me deparo com uma reportagem dessas, posso pensar que há algo positivo: se estão gastando com uma reportagem dessas é que o povo brasileiro está acordando e não gastando necessidades criadas pra gente gastar... PARABENS A TODOS QUE NÃO COMPRARAM OVOS E FICARAM FELIZES DA MESMA FORMA !!!!

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  3. Essa matéria deve ser paga, pois nenhum desses "argumentos" se justificam até pela escala de produção que pulverizaria esses custos. E, mesmo os ovos sem apelo do brinquedo estão custando os olhos da cara, além de diminuírem a quantidade de chocolates e não avisarem a população a esse respeito...Os empresários perderam a noção de preço das mercadorias, querem lucrar um absurdo e são eles os responsáveis pelo retorno da inflação do país. A copa só atiçou ainda mais essa ganância desmedida.

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  4. No modo de produção capitalista, as coisas (roupas, automóveis, bolachas água e sal) não têm seu preço fixado apenas a partir de seu custo de produção, mas de: 1) a percepção de valor que são capazes de criar no cliente; 2) a pressão (demanda) por consumo, maior ou menor, gerada por essa percepção.

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Diz aí: